Rafael Amarante | Guitarrista

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

      Rafael Amarante começou seus estudos de música aos 6 anos de idade na escola de música Keyboard na cidade de Ribeirão Preto no interior do Estado de São Paulo. Seus primeiros contatos com a música foi com o piano e com instrumentos de percusão que ajudaram o músico a mais tarde a desenvolver um senso harmonico e ritmico sofsticado e complexo, atributos o qual ele usa como marca registrada em seus instrumentos principais; a guitarra elétrica e o violão acustico de 7 cordas. Aos 10 anos de idade ele ingressa motivado pela sua paixão pelo Rock N Roll no curso de violão e aos 11 a guitarra elétrica no Conservatório Modelo em Jundiaí-SP.

        Rafael começou sua carreira profissional muito jovem, aos seus 14 anos de idade ele já se apresentava acompanhando cantores e com sua primeira banda de classic Rock na cidade de Jundiaí-SP, cidade onde morava na época.

Também com 14 anos de idade Rafael ingressa no maior conservatorio de música da américa latina o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí ‘’ Dr. Carlos de Campos’’ na cidade de Tatuí interior do Estado de São Paulo onde estudou por 6 anos. No conservátorio Rafael se formou no curso de Guitarra MPB e Jazz e cursou também o curso de Música Comercial. Além dos cursos regulares, Rafael foi aprovado no processo seletivo internacional de apenas 5 vagas para participar como aluno Bolsista do renomado e concorrido curso de férias Painel instrumental nos anos de 2010 e 2011, onde teve o privilégio de ter aulas com grandes nomes da música brasileira.

        Em Em 2009 foi, como musico convidado integrando o grupo de música, para Alemanha junto ao grupo de Dança Euritmia da escola Waldorf do Brasil, apresentando-se em diversas cidades, e no Fórum Internacional de Euritmia, na cidade de Witten.

Além do Conservatório de Tatuí, Rafael se formou na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) no curso de Licenciatura em Música no ano de 2015, onde além de evoluir como músico pode também se desenvolver como educador musical e pesquisador da música brasileira.

        Durante seus estudos no Conservatório de Tatuí Rafael junto com seus amigos fundaram o grupo Noneto de Casa no final do ano de 2010, consolidado grupo de música brasileira com fortes influencias de Jazz. Com o Noneto de Casa Rafael lançou 3 discos, o primeiro intitulado “Noneto de Casa” em 2014, em 2015 o disco “Correnteza de Ar” em convite com da cantora Martina Marana e direção músical do renomado pianista André Marques e em 2017 o Disco “Rebuscando” onde teve participações de grandes nomes da música brasileira como; Cassio Ferreira, Fabio leal e Fabio Torres(Best Latin Jazz Album Grammy winner 2013). Rafael também gravou o 4º disco do grupo que será lançado no ano de 2019 com composições e a participação de Hermeto Pascoal (Best Latin Jazz Album Grammy winner 2018)

Rafael também foi participante da Big Band da cidade de Atibaia-SP no ano de 2011 e 2016, sob regencia do maestro Roberto Sion, renomado saxofonista, arranjador e educador musical, que fez turnes e gravou com grandes nomes da música brasileira como; Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho entre muitos outros. A Big Band faz parte do programa cultural da cidade de Atibaia-SP intitulado “Educando com Música e Cidadania’’, Rafael atuou no projeto como professor de guitarra e como músico contratado da Big Band. Em 2016 com a Big Band Rafael além de se apresentar regularmente no tratro municipal e em eventos realizados na cidade de Atibaia-SP, teve o privilégio de se apresentar no Museu da Casa Brasileira, um dos mais importantes museus e centro de artes do Brasil.

         Em 2013 Rafael Amarante foi aprovado no processo seletivo para ingressar na Big Band Jovem Emesp, Big Band promovida pela Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, importante e traducional escolá de música publica ligada ao governo do Estado de São-Paulo. Com a Big Band Jovem EMESP, Rafael teve o provilégio de se apresentar com o bandolinista Hamilton de Holanda 2 vezes vencedor do Latin Grammy (2016-Melhor Disco Instrumental , 2015,Melhor Canção Brasileira ) na 4ªMostra Tom Jobim Emesp no importante teatro do Auditório do Ibirapuera – Oscar Niemeyer na capital São Paulo.

Rafael Amarante integrou, dirigiu e produziu diversos projetos musicais entre 2013 e 2017, entre eles; o grupo Atiaia, Trio Jacarandá, Banda Baile Fino, Hot Peppers, Amy Winehouse Cover(by Shelly Simon), Banda Vitrola, Acústico Fino, Choro da Serra e Rafael Amarante Trio. Também participou na gravação do cd Forró por Aí do grupo Serelepe, onde também participou como compositor de 2 músicas do álbum.

          Rafael participou de importantes festivais como; Jazz a la Calle (Mercedes – Uruguay) nas edições do ano de 2012, 2013 e 2015 com os grupos Trio Jacarandá, grupo Atiaia, Noneto de Casa e Martina Marana, Painel Instrumental 2012 de Tatuí, fazendo a abertura do show de Hermeto Pascoal e Grupo; do 1º Festival Grandes Bandas no Almanaque Café em Campinas; do FEMUCIC – Mostra de Música Cidade Canção no Sesc Maringa-PR; do Projeto Sorocaba em Cena realizado pelo Sesi de Sorocaba; do 2º FICA – Festival Itajubense de Cultura e Arte 2012 em Itajubá-Mg; do 13º FEIA –Festival do Instituto de Arte da Unicamp; do 30º FAMPOP – Feira Avareense de Musica Popular em Avaré-Sp; do FEJACAN – Sesc Jacarézinho-PR.

         Em 2016 e 2017 Rafael se apresentou com frequencia em diversos bares de jazz, rock, teatros no Brasil, além de ter ganhado com o grupo Grupo Noneto de Casa o concurso "Novos Talentos do Jazz" do Savassi Festival um dos maiores festivais de música da América Látina, tocando em seu encerramento em Belo Horizonte capital do Estado de Minas Gerais. E tambem no festival "O Menor Festival de Jazz do Mundo", realizado no importantíssimo palco da Fundição Progesso, no Rio de Janeiro, pelo festival Jazz na Kombi, na Mostra Funarte de Festivais de Música nas Paralimpíadas em 2016.

Como educador Rafael teve um importante papel na elaboração do programa pedagógico no renomado Colégio de Música Cristão em Jundiaí-SP, onde atuou como coordenador pedagógico e professor de guitarra elétrica, violão, percepção musical e prática de grupo, nos anos de 2015 2016 e 2017.

          No ano de 2017 Rafael se junta ao Sharyot, banda de Heavy Metal brasileira, trabalhando na pré produção do CD. Em 2018 se muda junto com o grupo para a California nos Estatos Unidos onde trabalha com a banda, se apresentando e gravando o primeiro disco Never Again que será lançado em 2019, produzido por Niel Citron(2001 Grammy winner, Best Pop Instrumental Album).

 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White SoundCloud Icon

São Paulo, Brazil | (11) 996 465 257 nonetodecasa@gmail.com

© 2017 por NONETO DE CASA. Todos os direitos reservados.